


Parece que foi ontem...
Foi em 2000, ao invés do Bug do milênio, nasce uma família inteira. Uma família de amigos, que no começo era uma turma de 2º ano de segundo grau (ensino médio), mas que hoje vemos que é fruto do amor de Deus, que sendo Pai, realiza-se ao ver seus filhos vivendo como irmãos amorosos.
Estávamos no Instituto Presbiteriano de Educação, local da conversão de alguns, consagração de outros, e tudo mais que um High School pode proporcionar. Ia acontecer o evento do ano: Os Jogos Internos, rivalidades, desfiles, uniformes, professores representantes, enfim, uma festa. Havia uma turma especial. Brotou uma vontade no 2º C de ganhar o JIPE.
Primeiro passo: Dar nome ao time e arrumar uma camiseta. Havia um cérebro especial, mente brilhante, com idéias quase ilimitadas: Fillipe Veríssimo. Ele monta a arte da camiseta de cores laranja com escudo azul de um leão igual da COnfederação Holandesa de Futebol. Coloca embaixo do escudo a sigla: NSMV - significa nós somos mais que vencedores. Usando a ambigüidade, pois seríamos então mais do que um time, seríamos vencedores, e mais do que vencedores, seríamos muito mais do que podíamos imaginar.
A partir da união da sala, com a camiseta mais bonita que o IPE já viu onseguimos ganhar os Jogos. Assim nasceu, com uma alegria de viver antes de alcançar resultados este grupo de amigos.
Os jogos eram uma festa, brincávamos e ríamos o tempo inteiro, time alegre, time de amigos, amigos não circunstaciais, mas existencialmente ligados, por uma química inabalável: a graça de Deus que nos uniu.
Assim, este time extrapolou a época do JIPE, começou a cantar juntos, sairem juntos, agregar os irmãos mais novos, tesouros das nossas famílias foram chegando, assim a base foi feita, parecia a Liga da Justiça, dons e talentos múltiplos, mas que não estavam juntos por causa dos desempenhos de cada um, mas por algo muito mais forte: AMIZADE.
Turma de base (2º C + Aliados da família-irmãos mais novos, primos, uma bailarina turca e um baxista prodígio):
Fillipe Veríssimo - Mente brilhante, criatividade ilimitada, seria o criador de logos, compositor de músicas, vocalista, armador do basquete, ponta do time de vôlei, acima de tudo, amigo, sensível aos que estavam a sua volta, dando carinho e ombro a quem precisar. Trouxe pra turma Josué e Timóteo - Leitão
Josué - Guia pelo mundo "Natural Geographic", Josu é o cara que é vocacionado pra servir as pessoas, com um dom indiscutível para esportes radicais e gestão de acampamentos, tem em suas mãos o poder de oportunizar pras pessoas momentos de renovação integral - corpo/alma/espírito - em contato com a natureza e com Deus.
Leitão - apelido: Timóteo - COnstante, sempre companheiro do time filho do NSMV - Leitão VOleibol CLube. Leitão era o mais presente de todos os mais novos no começo do NSMV, agora com a vocação de Hipócrates (pai da medicina), quebrantado e sedento de viver plenamente o amor prático de Deus.
Natália Rahal - Da turma da UPA (União Presbiteriana de Adolescentes) da Maranatha, era da sala do Josué, também de múltiplos talentos, dança, joga, canta, ri, ri, ri, e alegra a turma com sua disposição, está no segundo curso superior, vivendo hoje em Uberlândia, é titular no time do NSMV.
Negão - Apelidado de Raphael, canta, toca, joga vôlei - e muito, joga futebol, bom namorado, companheiro, também embarcou no sacerdócio da medicina, já foi usado para consolar e animar principalmente a casa do leitão e o NSMV geração 2 (Leitão, Negão, Rodolfo).
Bruninho - "Alá" - é o rei do baixo e da música, não apenas um tocador, mas um maestro. Sempre muito maduro e sensato (palavras do Reverendo Walvir Soares ontem), Brunno é também pura alegria, bom-humor, amizade, sensibilidade profética.
Cupim (Apelido: Rafael Lucas) - O cara chega para alegrar, também converteu-se após a formação do grupo, logo no primeiro ano. É carinhoso, alegre, visionário (Ministro de Esportes, : ) ). Foi esquecido na versão beta, mas agora na versão final é lembrado como parte importante, enfim, errar é humano, perdoar e corrigir é divino... É titular da turma, some às vezes, sempre por motivo bom, mas é sempre bem vindo, e faz a turma mais alegre, mais completa ainda!
João Carlos - joga parecido com Ronaldinho Gaúcho, toca, canta, mas muito mais do que isso, é pastor, cuida da gente, brinca, acompanha, anima, confronta, dá carona, ama.
Daniel - Cadencia o futebol, Daniel tem força física e espiritual, quebrantado e buscando em primeiro lugar conhecer a vontade de Deus pra vida dele, é perdoador, misericordioso e sempre criativo, e alegre. SUa voz mostrou-se, no nascimento do NSMV, um fenômeno.
Rodolfo - Fortão, cara tem tamanho de gorila, mas tem coração amanteigado, bem protegido por couraça muscular, esse homem é alegria dos amigos, cobra sempre sermos constantes e presentes na vida uns dos outros. Enfim, o cara é lindo e de Deus.
Ademar - Ele foge mas está sempre no coração da gente, joga bola bem, canta, dança, corta bem no volei, passador (kkkk), faz festa muito bem, um dos melhores amigos do Rodolfão.
Thiago - o cara foge também, mas é da família, agora especializando em drogas (está fazendo anestesiologista), é inteligentíssimo, bem humorado, bom namorado passado da conta, convertido a Cristo durante a caminhada do NSMV, foi motivo de grande alegria sua vida entregue à razão de existir da nossa turma: Deus
Afonso - eu, sou inteligente, empolgado e insistente, vejo na nossa turma mais que um grupo de amigos, vejo-me como irmão para vocês, alguém que agüenta qualquer tranco, qualquer barra do lado de vcs, porque sei que o melhor da vida é estarmos juntos. Jogo mal fute, mas bem vôlei e tênis, toco violão só pra Deus e pra Louinne (só quem agüenta: kkkk). Cantor em reunião de oração de velhinhos surdos.
Mulheres - namoradas:
Carol - aniversariante do dia, alguém totalmente companheira do João, está pronta pro que der e vier de acordo com o que nosso amigão propor. Atenciosa com as outras meninas, é sensível, e tem dons múltiplos, dança, planeja casas, hospitaleira.
Tereza - o Fillipe achou um diamante, não bruto, mas lapidado, pronto para amá-lo e incentivá-lo a prosseguir amadurecendo, tem dom pra cuidar de crianças, mas cuida de todo mundo com alegria e atenção.
Raquel - uma pastora, professora, médica, líder, serva, mulher, que sabe ser mulher, sabe ajudar o Bruninho a viver a plenitude da vocação de Deus pra vida dos dois, reforço fortíssimo pra nossa turma.
Louinne - doce, suave, misericordiosa, tudo o que eu imaginava de uma mulher não conseguiu chegar na realidade que esta mulher é pra minha vida. É amiga, sábia, sedenta de Deus, consagrada, serva, paciente, linda.
Renata - alegria pra minha mamãe e pra minha filha, esta mulher tem feito meu irmão crescer em entendimento do amor, dispostíssima e aberta a entrar na turma, já está dentro, adotada e amada por todos nós.
Isabela - há 5 anos junto com o Daniel, estes dois passam por fases qua às vezes ninguém conseguiria superar, mas estão provando que o amor é maior, o perdão é maior, a graça é maior, e tudo isso é o que os fará amadurecer e viver plenamente a vontade de Deus um na vida do outro.
Fernandinha - terapeuta por profissão e vocação, é alegria, simpatia, inteligência, mas principalmente a metade que faltava pra o Josu viver sonhos e promessas de Deus em família.
Pais que apóiam:
Tio Pacheco e Tia Sílvia - Casal referência em nosso grupo, pais do Josu, que nasceram pro grupo há muito tempo, mas agora tem se revelado pais de todos, irmãos de todos, e crescemos juntos na graça e no entendimento do que é vivermos em família, com diferenças geracionais que não se chocam para divisão, mas para completarem não só com experiência, mas com humildade e sede de DEus.
Tio Ézio e tia Sheila - pais do Fillipe, desafios não faltam, mas a perseverança no amor de Deus tem nos dado surpresas gostosas de cuidado, consolo e fortalecimento , ajudando-nos a ver que a realidade não é um país de maravilhas, mas é uma vida com lutas, mas que faz sentido viver pra ser coerente com o amor de Deus.
Bom, existem pessoas que estão entrando agora na turma, mas quis dar ênfase aos fundadores além das namoradas/esposas e alguns pais que nos têm encorajado de perto a continuarmos nossa caminhada, não como heróis poderosos, mas como maltrapilhos, miseráveis que dependem da graça de Deus para sermos herois, heróis não pelo desempenho mas por termos alcançado bondade de Deus, como os discipulos de Jesus, ou como os bandidos da caverna de Adulão, acolhidos e amados por Davi (uma figura de como Cristo nos recebe como amigos e nos capacita para vivermos a luta da vida).
Post grande, mas o principal conteudo são as impressões em Deus que tenho de cada pessoa citada, temos defeitos todos, mas enfatizo nossas virtudes, pois elas são sinal da graça de Cristo a nós.
Continua.

Estou emocionada... obrigada Afonso!!
ResponderExcluirIh, caramba, lágrimas rolaram... Me emocionei e chorei com essa história. Linda mesmo! Eu mesmo sou testemunho de como essa turma é gente boa de Deus. Valeu Afonsão! Iniciativa lá do céu. rsrsrsr. Bjão e inté!
ResponderExcluirEzio
Gente, acho que esqueceram do Cupim nessa história.
ResponderExcluirRealmente, farei uma errata.
ResponderExcluirFalha minha.
Acho que escrevi meio rápido, não poderia ter esquecido. Ainda mais que agora o cara está voltando a estar mais perto da gente.
Confesso publicamente meu erro...
E eu??? Paula do Valle???? Quem foi nunca deixa de ser!!!! Tenho a camiseta até hoje!!!! Meu coração é NSMV uai!!!! E não quero nem saber!!!!
ResponderExcluir